PROJETO DOBRAS DO TEMPO
A arte pública traduz a cultura da cidade e de seu povo, e também a sua história. Este diálogo do Artista com o entorno, fora das galerias e museus é tão importante para a população como para a obra em si. Foi com essa compreensão que nasceu ``Dobras do Tempo”, um projeto do Instituto Amilcar de Castro que tem como objetivo além da restauração das esculturas públicas do Amilcar, trazer também visibilidade, sensibilizar e conscientizar a sociedade de BH sobre a importância de seu acervo.
Foram selecionadas nove obras localizadas em Belo Horizonte, com base em estudos preliminares realizados pela equipe do projeto, que identificaram aquelas que apresentam necessidade de manutenção preventiva e restauro.
Como responsável está o arquiteto especializado Allen Roscoe, que foi assistente do próprio Amilcar.
O projeto "Dobras do Tempo" só é possível graças à união de forças de Instituições que acreditam na importância do acervo artístico de Amilcar de Castro para o cenário cultural de Belo Horizonte.
Idealizado pelo Instituto Amilcar de Castro, o Projeto é realizado pelo Governo de Minas Gerais, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da ArcelorMittal, líder de aço no Brasil e no mundo, e ainda com a produção da Incentive, empresa referência em serviços de consultoria em projetos e captação de recursos, e coordenação da Afinal Cultura, empresa especializada em elaboração, produção executiva, consultoria, gestão financeira e prestação de contas de projetos incentivados.
Agradecemos a todos os apoiadores e reforçamos nosso convite para que todo o público conheça de perto o avanço das obras da restauração que irão restaurar, trazer visibilidade, sensibilizar e conscientizar sobre a importância do patrimônio do Amilcar de Castro.